No passado dia 25 de outubro de 2024, decorreu a cerimónia de atribuição do Prémio de Mérito Cívico Teotónio de Ornelas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo, pelas 20h00. A distinção é promovida anualmente, pela associação cultural FraterUne – A Fraternidade que nos Une, com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e da Casa de Povo de São Bartolomeu.
O Prémio Mérito Cívico Teotónio de Ornelas é uma distinção que visa enaltecer cidadãos que integrem a sociedade terceirense e que se destaquem por promover os princípios e os valores morais associados ao benemérito e patrono, no âmbito da civilidade, cidadania, bons costumes, dedicação e trabalho social. Nos últimos dois anos, decidiu-se atribuir o Prémio a alunos integrados no sistema escolar da ilha Terceira, que apresentaram uma competência pessoal elevada e dedicação intensa na valorização das referidas virtudes.
Em 2024, o Prémio Mérito Cívico Teotónio de Ornelas foi atribuído a Diogo Miguel Leal Lopes, aluno da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade. O seu nome foi selecionado tendo por base a sua história pessoal, de superação e resiliência, bem como a atitude demonstrada junto da sua comunidade, enquanto pilar da pedagogia com os mais novos, desportista esforçado, na área do Judo, colega estimado, e dedicado membro da sociedade onde se integra.
A cerimónia decorreu com a participação da direção da FraterUne, e com a apresentação de um diploma e de um prémio financeiro associado ao mesmo, reunindo mais de duas dezenas de participantes, e incluindo um representante do Governo Regional dos Açores.
Congratulamos Diogo Miguel Leal Lopes pela distinção recebida e enaltecemos o seu percurso, cívico e pessoal, desejando-lhe as maiores felicidades na persecução dos seus objetivos e na perseverança dos sonhos.