O tema é “cultural”, de acordo com o lema: “A nossa identidade é nossa diversidade”.
OBJETIVOS: Trata-se de descobrir a diversidade da identidade europeia através do confronto e análise de realidades de escolas muito distantes geográfica e culturalmente entre elas: escolas das “RUP” (regiões ultraperiféricas como, por exemplo, Canárias, Reunião, Açores) e uma escola no “coração” da Europa como o Luxemburgo.
O projeto será estruturado em torno de seis atividades principais: “atividades de aprendizagem de curta duração”, ou seja, uma atividade por cada escola parceira. Cada escola receberá os parceiros, uma vez, durante uma semana de trabalho para desenvolver uma atividade de aprendizagem em que é salientada a identidade local e a diversidade de identidades presentes.
Além dessas atividades principais realizadas durante as reuniões conjuntas, haverá atividades antes e depois das reuniões conjuntas que cada parceiro realiza autonomamente na sua escola.
Parceiros
Deutsch Luxemburgisches Schengen Lyzeum, Luxembourg
Lycee STELLA, Réunion, France
Instituto de Educacion Secundaria Jaume I / Institut d’Educació Secundària Jaume, Valencia, Espagne
IES JOAQUÍN ARTILES, Canarias, Espagne
Perifereiako Lykeio Livadion , Chypre
Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, Açores, Portugal
La thématique est “culturelle” selon la devise: “Notre identité, c’est notre diversité”.
OBJECTIFS: Il s’agit de découvrir la diversité de l’identité européenne en confrontant des écoles très éloignées géographiquement et culturellement entre elles: des écoles des “RUP” (régions ultrapériphériques comme par exemple les Canaries, la Réunion, les Acores) et une école au “cœur” de l’Europe comme le Luxembourg.
Le projet va se structurer autour 5 à 6 “activités de formation” principales donc une activité par école partenaire.
Chaque école va accueillir une fois lors “d’une activité de formation” d’environ cinq jours des partenaires des autres écoles.
A côté de ces activités de formation principales faites en commun lors de rencontres communes, il y aura des activités avant et après les rencontres communes que chaque partenaire fait “seul” dans son école.